A cidade de São Paulo/SP recebeu, nesta quinta-feira (23), 100 novos ônibus elétricos, em um investimento de R$ 213 milhões. Esses veículos vão operar em diversas regiões da capital, com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes e contribuir para a sustentabilidade do transporte público.
Os novos ônibus fazem parte de um plano para aumentar a frota elétrica da cidade. Com essa entrega, o total de ônibus elétricos na capital chega a 428 unidades, além de 201 trólebus em operação. Juntas, essas frotas somam 629 veículos sustentáveis, que têm como principal benefício a diminuição de emissões de dióxido de carbono, já que não produzem poluição atmosférica. Estima-se que, com esses novos veículos, a cidade deixe de emitir cerca de 8 mil toneladas de gás carbônico anualmente.
Os ônibus elétricos são distribuídos por diferentes operadoras e atenderão às regiões Oeste, Leste, Norte e Sul da cidade. A Zona Oeste receberá 47 veículos operados pela Transcap, a Zona Leste terá 40 ônibus da Express, a Zona Norte contará com 12 unidades da NorteBuss e a Zona Sul receberá um veículo operado pelo Consórcio KBPX.
Esses novos ônibus oferecem algumas melhorias, como ar-condicionado, conexão de internet Wi-Fi e entradas USB para carregamento de celular. A mudança também traz benefícios para os motoristas, que relatam maior conforto e menor cansaço devido ao funcionamento mais silencioso e leve dos veículos.