1ª fase do Terminal Itaquera, em São Paulo, é entregue

Nesta quinta-feira (9) foi entregue a primeira fase das intervenções do Terminal Itaquera, na Zona Leste de São Paulo/SP, além de vistoria nas obras de construção do novo Terminal Satélite de Itaquera. O objetivo do projeto é melhorar a qualidade do sistema de transporte da região e beneficiar cerca de 430 mil pessoas diariamente, com um investimento de R$ 252,3 milhões pela Prefeitura.

A primeira fase do projeto, já concluída, inclui a ampliação do terminal e a instalação de uma passarela que conectará o local ao metrô, à CPTM, ao Poupatempo e ao Shopping Itaquera. A nova estrutura também conta com dois elevadores panorâmicos, escadas rolantes e recursos de acessibilidade, oferecendo mais conforto, segurança e opções de deslocamento para os passageiros. Atualmente, o terminal atende cerca de 35 mil pessoas por dia, e as melhorias devem melhorar significativamente o fluxo de passageiros.

Em relação à ampliação do Terminal Satélite de Itaquera, a obra gerou 500 empregos diretos e indiretos. A conclusão está prevista para janeiro de 2026 e ampliará a capacidade de atendimento do terminal, passando de 35 mil para 52 mil passageiros diários. Além disso, 11 novas linhas de ônibus serão incorporadas, melhorando a integração entre o transporte coletivo de ônibus, o metrô e a CPTM.

O novo terminal também contará com aproximadamente 500 vagas para veículos, entre carros e motos, e 12 elevadores panorâmicos. O projeto trará não apenas melhorias no sistema de transporte, mas também um novo espaço arquitetônico de destaque para a região.

O projeto está sendo implementado em três fases:

  1. Ampliação do terminal existente: já concluída.
  2. Construção do novo terminal: as obras estão em andamento, com serviços de escavação, fundações e execução de pilares e estruturas de concreto.
  3. Interligação dos terminais: a última fase incluirá a instalação de uma estrutura metálica e uma membrana de conexão entre os dois terminais.

O novo Terminal Itaquera será erguido em um terreno adjacente ao atual, com uma área total de 36 mil m². A estrutura contará com três pavimentos, sendo dois subsolos destinados a estacionamento, com 463 vagas para carros e 98 para motos. A infraestrutura também incluirá plataformas de embarque e desembarque, salas operacionais, vigilância, guichês de bilheteiras, acessibilidade completa e outros serviços como sanitários, fraldário, refeitório e quiosques comerciais.

A conclusão das obras deve gerar um impacto significativo na mobilidade urbana da região, oferecendo mais agilidade, conforto e um espaço modernizado para os usuários do transporte público.

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