A prefeitura de Campinas já publicou o edital de licitação do transporte coletivo urbano da cidade. Os detalhes podem ser conferidos em https://olhardacidade.com.br/emdec-publica-edital-do-transporte-de-campinas-veja-as-novas-linhas-e-detalhes/.
A população terá até novembro para dar a sua opinião, se deseja mudar alguma coisa, se quer acrescentar ou retirar algo, e assim por diante. É uma chance inédita e única na cidade.
Como são muitos documentos e muita coisa para ler, o ODC está publicando uma série de matérias para explicar aos poucos o que está sendo proposto.
Uma das mudanças propostas é a reorganização de todas as linhas de ônibus da cidade. Como esse é um assunto muito polêmico e extenso, vamos falar sobre ele em várias matérias. Hoje, começamos com o básico.
As linhas serão reorganizadas de forma que as cooperativas e as empresas de ônibus deixem de concorrer, ou seja, linhas como 131 e 133 não vão mais operar juntas, com uma delas sendo extinta.
As cooperativas serão deslocadas para as operar as linhas alimentadoras dentro dos terminais do BRT e de Barão Geraldo, e também algumas linhas perimetrais, ou seja, linhas que não circulam pelo Centro.
Já as empresas ficarão com as linhas dos dois corredores BRT, com as linhas de bairro para o Centro, com as linhas bairro a bairro via Centro, com as linhas circulares e com todos os trajetos que operarão com ônibus elétricos.
Dessa forma, acaba a concorrência entre as empresas e as cooperativas, e cada uma vai operar um tipo de linha diferente, otimizando a operação.
Da Redação ODC.
Leia também: No Brasil, aumentou em 72% o número de pessoas obesas