SP: Jundiaí quer se tornar um hub ferroviário

Com a publicação do edital de licitação para concessão do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas (TIC – Eixo Norte), Jundiaí está mais próxima de se transformar em um hub ferroviário, sendo ponto de partida de serviço de trem metropolitano, que vai até Campinas, e com paradas nas cidades por onde passa o trajeto da ferrovia.

Para isso, o projeto inclui intervenções viárias, adequações na estação, e também conexão com o terminal de ônibus Vila Arens.

“Com o parque diversificado, pujante, sendo a 5ª economia do estado, contar com o hub ferroviário estimulará ainda mais a vinda de empresas, consequentemente, a geração de empregos em Jundiaí. Com o Terminal Intermodal de Jundiaí, a cidade ganhará no transporte de cargas e de passageiros”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

A previsão é que o leilão ocorra no dia 28 de novembro, na Bolsa de Valores de São Paulo – B3, e o modelo proposto é de concessão patrocinada.

O TIC Eixo Norte será um investimento importante para o desenvolvimento econômico regional, articulando a sub-região Noroeste da Região Metropolitana de São Paulo, a Região Metropolitana de Jundiaí e a Região Metropolitana de Campinas, consolidando a malha metroferroviária, uma vez que a Linha 7-Rubi ligará a Estação Barra Funda a Jundiaí, com 56,8 km de extensão, atendendo Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista.

O Trem Expresso, por sua vez, contará com 101 km de extensão, entre São Paulo, Jundiaí e Campinas. Já o serviço denominado de Trem Intermetropolitano (TIM), terá 44,4 km de extensão, e cinco estações: Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas.

“Jundiaí será contemplada com todos os serviços do TIC, um projeto inovador para a retomada do transporte de passageiros por trilhos, vindo também a contemplar as estratégias do Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí (PMUJ), elaborado e aprovado no Governo do prefeito Luiz Fernando Machado, permitindo desenvolvimento econômico e qualidade de vida”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Intervenções

O contrato de licitação contém diretrizes e indicativos para definição de cronograma de obras e adequações, o qual deverá ser apresentado pelo vencedor da licitação, após a celebração da assinatura. O prazo para o TIM é para 2029 e o Trem Expresso é para 2031.

Em Jundiaí, as intervenções viárias estarão concentradas no entorno da região da ferrovia, como, por exemplo a readequação da rotatória junto à rua Aristeu Dagnoni, e ampliação das passagens inferiores existentes: a que interliga a Avenida Navarro de Andrade com a Avenida Carlos Martins, e a que interliga a Rodovia Geraldo Dias à Avenida Nicola Accieri.

De acordo com a proposta enviada ao Governo do Estado pela Prefeitura, por meio das Unidades de Mobilidade e Transporte, Planejamento Urbano e Meio Ambiente, e de Infraestrutura e Serviços Públicos, serão 17 intervenções iniciais, com transposições que compreendem um traçado que vai do limite do município de Várzea Paulista a Louveira, passando pela Vila Arens, onde está a estação de trem, que passará por obras estruturais para a área de embarque do TIC. Essas obras deverão ser executadas pela vencedora da licitação.

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