Na tarde desta segunda-feira, dia 19, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), fez importantes anúncios em uma coletiva de imprensa sobre o transporte coletivo da cidade. O evento, ocorrido às 15h30 na garagem da empresa concessionária do serviço, contou com a presença da imprensa e de autoridades da administração municipal.
Na ocasião, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, atualizou os presentes sobre o andamento das instalações de ar-condicionado na frota do município. Com início das implantações em janeiro de 2023, hoje Blumenau conta com 16 veículos operando com o sistema de climatização e outros dois no processo de instalação. Ao todo o projeto prevê 21 veículos com a climatização em um investimento de R$ 1,5 milhão.
A coletiva também anunciou a entrega de dez novos veículos com o sistema de climatização vindo de fábrica. Ou seja, ao todo o município terá 31 ônibus com o sistema de climatização rodando pela cidade já em preparação para os períodos de altas temperaturas que se apresentam no verão. Esses veículos que vão integrar a frota do sistema de transporte público de Blumenau, que hoje conta com 191 veículos, têm outro diferencial; que é o padrão ‘Euro 6’.
“O padrão ‘Euro 6’ pode ser resumido em um conjunto de normas que visam reduzir a emissão de poluentes por veículos motorizados a diesel. Regulamentado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), esse padrão cumpre uma série de exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores que iguala esses ônibus à muitos que já operam na Europa, por exemplo” explica o secretário da SMTT, Alexandro Fernandes.
Os primeiros novos ônibus devem chegar na cidade no fim de agosto para integrar diversas escalas voltadas para linhas troncais com maior fluxo de passageiros, como 10 (via Rua São Paulo), 11 (via Rua Dois de Setembro), 12 (via Escola Agrícola), 15 (via Ponte Tamarindo), 30 (via Governador Jorge Lacerda), 31 (via Rua dos Caçadores), 32 (via Água Verde), 80 (via Pedro Zimmermann) e 81 (via Gustavo Zimmermann). Ao todo, cada carro tem a capacidade para transportar 85 passageiros, e juntos, os dez novos veículos vão somar 150 novas viagens ao sistema com inclusão gradativa.
Durante a coletiva também foi anunciada uma campanha que será feita pela BluMob sobre o uso do aplicativo, que possibilita o acompanhamento da localização em tempo real dos ônibus na cidade, e o repasse de parte do resultado financeiro da Área Azul para o Fundo Municipal de Transporte Urbano que será criado. O prefeito também aproveitou para fazer o lançamento de um projeto que amplia a vigilância nos ônibus a partir de agosto, com três câmeras de videomonitoramento por veículo.
“Nossa frota tem em média cinco anos e meio de circulação. Ou seja, o ônibus mais usado é de 2017. Essa é uma média ótima perto do convencional e de outros municípios. Além disso, anunciamos melhorias constantes e avanços para quem utiliza o sistema. Inclusive, estamos estudando a possibilidade de diminuir ou até mesmo retirar a tarifa de ônibus aos domingos. Essas e outras medidas que seguimos estudando visam sempre manter e melhorar o transporte público que é fundamental para uma cidade como Blumenau” finaliza Mário Hildebrandt.
Euro 6
Prevê uma redução de 72% na emissão de hidrocarbonetos, deixando um limite de 0,09 gramas para cada cavalo de potência por hora de funcionamento do motor. Já em relação à liberação de enxofre, a margem passa de 0,02 ppm para 0,01 ppm. O óxido de nitrogênio (NOx) é proibido em quantidade maior que 0,29 g/cv ¿ 80% a menos do que a norma brasileira anterior, a Euro 5.
As informações são da Prefeitura de Blumenau.
Leia também: Motorista dirige ônibus sem parabrisa e usando capacete em Goiás