Prefeitura de Macapá abre chamada pública para novas empresas de ônibus urbano

A prefeitura de Macapá publicou nesta última segunda-feira, dia 14/08, a chamada pública para credencimento de empresas de ônibus que queiram operar na cidade.

A ideia é chamar empresas locais ou de outros estados que queiram explorar o serviço, suprindo a demanda atual sem necessidade de licitação.

As empresas que operam atualmente na cidade buscam barrar o processo.

O transporte na cidade é subsidiado. A prefeitura pagou R$ 611 mil para pagamento de dois meses de salários de funcionários. Esse pagamento é feito direto aos trabalhadores, sem mediação.

A cidade tem quatro empresas que operam um total de 40 ônibus, sendo que a necessidade deveria ser pelo menos de 90 a mais.

Por isso, a prefeitura quer alguma empresa que supra esses 90 ônibus que as empresas locais não colocam para rodar, mesmo estando previsto em contrato.

A empresa Amazontur deveria ter 17 carros nas ruas mas tem só 4. A Capital Morena tem que por 24 mas roda com 9. A Sião Thur deveria ter 23 mas roda com 8 e a Expresso Macapá deveria rodar com 27 e roda com 20.

Além disso, a fiscalização, se fosse mais rígida, iria tirar vários coletivos de operação por conta das más condições.

O sindicato patronal local já entrou com representação no Ministério Público local questionando o processo, porém uma decisão judicial impede apenas a licitação, o que não é o caso do chamamento público.

Da Redação InterBuss.
Leia também:
Prefeitura de Santa Luzia apresenta nova frota de ônibus urbanos

Related Posts