O Governo está temeroso em relação ao programa de incentivos fiscais para renovação da frota de caminhões e ônibus, pois a adesão foi pequena e a medida provisória vence em duas semanas.
Dessa forma, o Congresso precisa votar a medida para que o programa continue em vigor. Por enquanto, 70% das verbas previstas como incentivos ainda não foram usadas.
O texto precisa ser aprovado até o dia 3 de outubro pelo Congresso para que não perca a validade. Com a votação, o projeto vira lei e os recursos podem ser usados até serem esgotados.
Por enquanto foi usado apenas R$ 110 milhões de um montante de R$ 700 milhões disponibilizados para a renovação de caminhões. Já em relação aos ônibus, foram usados R$ 190 milhões de R$ 300 milhões.
Para participar do programa, o incentivo é dado a veículos com mais de 20 anos de idade, que serão encaminhados para a reciclagem. Os descontos podem variar entre R$ 33,6 mil e R$ 80,3 mil para caminhões e de R$ 38 mil a R$ 99,4 mil para ônibus e vans.
A alta taxa de juros é um dos motivos que desestimularam as pessoas a fazerem renovação de suas frotas. Caso a taxa Selic caia, os financiamentos via BNDES ficam mais atrativos.
Outro problema é a burocracia, pois o veículo doado para reciclagem precisa ser certificado pela recicladora para avaliação do governo e aí sim o desconto é concedido.
Da Redação InterBuss.
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