A Câmara Municipal da cidade de Fortaleza aprovou um projeto de lei que autoriza a contratação de R$ 50 milhões em empréstimos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, para a compra de ônibus elétricos.
O dinheiro deve ser usado para a compra de 19 veículos, que seriam os primeiros de um projeto de eletrificação da frota urbana da capital cearense.
O grande empecilho, ainda, é o alto custo de manutenção. Além disso há a necessidade da instalação de uma grande estrutura para que os veículos sejam devidamente carregados de energia elétrica.
Duas linhas seriam inicialmente beneficiadas com os novos ônibus elétricos, no caso a 026 e a 222, ambas saindo do Antonio Bezerra. Apesar da aprovação, ainda não há nenhum prazo para compra e operação dos veículos.
No passado, Fortaleza já teve ônibus elétricos, mas no formato de trólebus, porém ainda nos anos 60 do século passado os veículos acabaram vendidos para São Paulo por conta de problemas na manutenção.
Apesar dos problemas relacionados a manutenção, há a positividade de maior conforto nas viagens com os ônibus elétricos, o que poderá atrair novos passageiros para o sistema de transportes.
Da Redação InterBuss.
Leia também: Comissão da Câmara dos Deputados aprova proposta que garante parada de ônibus em qualquer lugar para pessoas com deficiência