A Prefeitura se solidariza com a profissional do transporte público urbano municipal, que sofreu racismo dentro de um ônibus nesta terça-feira (24). A Prefeitura repudia todo e qualquer ato discriminatório e de racismo.
“É um ato covarde contra uma mulher, negra que estava, no momento do crime, exercendo sua função. Lamentamos e repudiamos todo e qualquer ato de racismo, que deve ser investigado e os responsáveis punidos, de acordo com a lei. É inadmissível que atos como este ainda aconteçam”, frisou o prefeito Rubens Bomtempo.
Bomtempo lembra das ações desenvolvidas pela Prefeitura para tornar Petrópolis uma cidade antirracista. Entre elas, a criação no ano passado no mês de novembro, durante da Festa Afro Ubuntu, do Disque Antirracista; a entrega da Afroteca (coleção de livros de autores e com personagens negros e negras) em junho deste ano para as unidades escolares da rede municipal, o curso de letramento racial para profissionais da Educação que começou essa semana e a criação do Selo Escola Antirracista.
O Disque Antirracista (0800-024-1000) é administrado pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Copir) – órgão vinculado à Secretaria de Governo da Prefeitura de Petrópolis. O atendimento é feito pelo Núcleo de Atendimento Antirracista, que presta serviço psicológico, assistencial e jurídico para a população negra. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
“Nos solidarizamos com a vítima, dando todo suporte necessário. A Coordenadoria segue ampliando, reinvidincado e assegurando o reconhecimento histórico de nosso povo negro. Nenhum direito a menos”, disse o coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Filipe Graciano.
As informações são da Prefeitura de Petrópolis.
Leia também: Petrópolis (RJ) aplica protocolo de segurança no transporte em caso de inundações