A prefeitura de Sorocaba e a Concessionária BRT Sorocaba entregaram na tarde da última sexta-feira, dia 03/05, o novo Terminal Ipiranga, como parte do Corredor Estrutural Oeste.
A operação começou no sábado, dia 04/05, às 4 horas da manhã. Foi apresentada a nova frota comprada empresa concessionária e que está sendo usada no novo corredor.
A nova frota inclui veículos articulados, padron e convencionais, todos encarroçados pela Caio Induscar e com chassis Mercedes-Benz. São 47 novos veículos, sendo 23 articulados, 14 convencionais e 10 padron.
O evento contou com a presença de representantes do Executivo Municipal, Urbes, e Câmara de Sorocaba, além do secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Eduardo Andia; do Diretor Nacional de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano do Ministério das Cidades, Marcos Daniel; da superintendente de rede da Caixa Econômica Federal, Dulce Ferreira dos Santos Silvério, e do presidente da BRT Sorocaba, Renato Andere.
O Corredor Estrutural Oeste é composto por 18,8 quilômetros, 35 pontos de parada, mais o Terminal no Jardim Ipiranga, um Miniterminal no Jardim Tatiana (este para integração e cuja obra foi entregue na última segunda-feira – dia 29) e a estação de conexão Santa Cruz. Essa ativação vai interligar o eixo Leste-Oeste trazendo melhorias para a mobilidade urbana na cidade, como deslocamentos mais rápidos e confortáveis para o passageiro. Trata-se do terceiro e último trecho do BRT Sorocaba, com a conclusão do projeto em sua totalidade.
Vejam os dados técnicos do novo corredor e dos terminais:
Dados operacionais do Corredor Estrutural Oeste
Total de 18,8 km de corredor estrutural.
Recapeamento de 5.463 m³ de asfalto de pavimentos flexível (asfalto).
Requalificação de 2 km de calçadas.
Modernização de 35 pontos de parada.
Construção do Terminal Ipiranga e do Miniterminal Tatiana, contemplando estruturas metálicas, concreto, pavimento, acabamentos e instalações.
47 novos ônibus.
Realização de paisagismo e será feito o plantio de 1.726 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
13 linhas serão operadas pelo sistema BRT.
Dados operacionais do Corredor Ipanema
Construção de 6,2 km (duas vias) de pavimento rígido (concreto).
Recapeamento de 92 mil m2 de pavimentos flexível (asfalto).
Edificação de 10 estações equipadas e prontas para embarque e desembarque. As estações são: Jardim Botucatu, Jardim Betânia, Novo Horizonte, Eco Ipanema, Nova Sorocaba, Jardim Planalto, Aeroporto, Vila Angélica Vila Guilherme e UPH Zona Norte.
Requalificação de 2 km de calçadas.
Recuperação de 1,9 km de ciclovia (estrutura, pintura e sinalização).
Realização de paisagismo e o plantio de 744 novas mudas de médio porte de espécies nativas da Mata Atlântica.
Construção do Terminal São Bento, contemplando estruturas metálicas, concreto, pavimento, acabamentos e instalações. O local ocupa uma área de 12 mil m².
Dados operacionais Corredor Itavuvu
Construção de 6,1 km (duas vias) de pavimento rígido (concreto).
Recapeamento de 59 mil m2de pavimentos flexível (asfalto).
Edificação de 12 estaçõesequipadas e prontas para embarque e desembarque. As estações são: UPH Zona Norte, Dr. Pitico, Lauro Sanches, Vila Carol, Jardim Paraná, Los Angeles, Maria Antônia Prado, Jardim Atílio, Itavuvu, Santa Cecília, São Camilo, Paineiras.
Requalificação de 2,4 kmde calçadas.
Recuperação de 3,2 kmde ciclovia (estrutura, pintura e sinalização).
Realização de paisagismo e o plantio de 1131 novas mudasde médio porte de espécies nativas da Mata Atlântica.
Construção do Terminal Vitória Régia contemplando estruturas metálicas, concreto, pavimento, acabamentos e instalações.
Edificação de um Centro de Controle Operacional (CCO) para o início da operação.
350 empregosdiretos gerados e 1050 indiretos durante os serviços de construção do Corredor Itavuvu e do Terminal Vitória Régia.
Da Redação InterBuss com informações da Prefeitura de Sorocaba.
Leia também: Bandidos assaltam ônibus e atiram em motorista no Equador; Dois são presos