O transporte rodoviário de passageiros no Brasil tem diversos serviços à disposição dos clientes. Um deles é o serviço de ônibus leito, muito bom sobretudo para trechos muito longos.
A organização dos ônibus leito passam pela poltrona, que são mais largas e têm reclinação muito maior do que as comuns. Dependendo da configuração, o ônibus leito pode ter até 160º de reclinação.
Além da reclinação, a poltrona do ônibus leito tem a conexão de um encosto de perna, o que transforma o espaço em uma cama levemente inclinada. Isso possibilita que os ônibus possam transportar mais passageiros, com conforto similar.
Muitas empresas disponibilizam o serviço de ônibus leito para vários trechos, sobretudo os muito movimentados. Cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília já têm essa comodidade.
Quando há a concorrência entre empresas no mesmo trecho, quase sempre há a disponibilidade do serviço de ônibus leito. Algumas viações já disponibilizam todos os lugares nessa configuração.
Durante a pandemia do novo coronavirus, quando muitas empresas buscaram soluções criativas para recuperar os passageiros perdidos, os ônibus leito apareceram em peso em várias linhas.
Por conta da popularização desse serviço, o preço da poltrona em um ônibus leito já caiu bastante. Antes, era muito caro viajar em um ônibus leito. Hoje, já é possível pagar quase o mesmo que uma poltrona convencional.
Algumas empresas ainda disponibilizam complementos aos passageiros, como manta, travesseiro e um kit lanche com bebida, para fazer a experiência de viagem no ônibus leito ser melhor ainda.
Ao comprar uma passagem, sempre verifique se há a opção de ônibus leito no trecho. Caso sim, vale o investimento, até por mais conforto e qualidade na viagem.