A grande maioria das empresas de ônibus do Brasil usam poltronas executivas em seus veículos. A configuração e a nomenclatura usada varia de empresa para empresa, mas em sua maioria há similaridades.
O serviço não é necessariamente padronizado, mas a maioria das empresas usam o nome “executivo” para as poltronas com uma reclinação maior que o convencional. Em alguns coletivos há o encosto de perna.
Antigamente era comum os ônibus executivos contarem com água mineral grátis, inclusive em trechos curtos. Com os cortes de gastos promovidos recentemente, esse serviço acabou sendo suprimido.
É comum também os ônibus com configuração de poltrona executiva serem usados em serviços de fretamento contínuo ou eventual, sobretudo por conta do conforto superior ao convencional.
Em muitos casos a reclinação da poltrona não é muito diferente, porém o volume de espuma deixa o lugar mais confortável para o passageiro, e isso é oferecido em várias opções pelo fabricante da carroceria.
A poltrona do ônibus executivo, além do seu conforto maior, dependendo do modelo do ônibus, pode contar com uma entrada USB para recarga de aparelhos eletrônicos diversos.
Além disso, tem sido comum o espaço para colocação de copos ou garrafas ao lado das poltronas, o que não deixa de ser uma comodidade maior para o passageiro.
O encosto de perna, mesmo que não tão reclinado, pode ser oferecido no serviço executivo de acordo com a empresa e com a configuração do veículo comprado para algum determinado serviço.
O preço geralmente é um dos mais em conta entre todos os serviços. Antes de comprar a sua passagem para viajar, verifique a disponibilidade do serviço e a configuração da poltrona.
Da Redação InterBuss.
Leia também: Projeto de lei prevê proibição de pneus recapados em ônibus e caminhões