Os vereadores de São José do Rio Preto/SP um projeto de lei que dispõe sobre a implantação da faixa azul para motos em avenidas em grande fluxo de veículos.
A faixa azul é uma sinalização especial no asfalto que serve para separar o trânsito de motocicletas do tráfego dos demais veículos, evitando que os motociclistas se arrisquem no chamado corredor entre os automóveis.
O objetivo da medida é garantir uma circulação mais segura para os motociclistas, especialmente os motoboys. Na justificativa do projeto são apresentados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE/2023, que mostram que Rio Preto tem a maior proporção de motos por habitante no Estado de São Paulo, ao todo, são 111 mil veículos desse tipo – sendo 92 mil motocicletas e 19 mil motonetas – emplacados na cidade.
Com uma população de 480.439, Rio Preto tem uma proporção de 0,23% moto por habitantes, à frente de cidades como Ribeirão Preto (0,21%), Sorocaba (0,15%), Campinas (0,13%) e até mesmo a capital, São Paulo com (0,12%).
O projeto não prevê as avenidas em que a faixa deve ser implantada, ficando à cargo da prefeitura a decisão. A proposta ainda precisa passar por segunda discussão na Câmara antes de ser enviada à sanção.
A faixa azul para moto foi criada após uma viagem de uma comitiva da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) de São Paulo a Malásia, inspirada nas soluções de mobilidade vistas no país asiático, a ideia foi adaptada em implementada no Brasil para melhor a segurança e a organização do tráfego de motocicletas, atualmente, existem cerca de 260 quilômetros de faixas exclusivas para motos no país, tornando o Brasil um dos primeiros a adotar essa iniciativa de moto faixas.