As empresas responsáveis pelo transporte coletivo de Curitiba/PR começaram a receber os 95 novos ônibus encarroçados sob chassis Volvo B320R
Produzidos no complexo industrial da marca na capital paranaense, os chassis rodarão no sistema Ligeirinho, como são conhecidos os veículos nas cores prata ou cinza que trafegam em roteiros complementares das linhas expressas e interbairros, com embarque e desembarque em nível nas estações-tubo.
Os ônibus foram adquiridos pelas empresas Expresso Azul, Autoviação Redentor, Viação Cidade Sorriso, Transporte Coletivo Glória, Autoviação São José dos Pinhais e SPE Via Mobilidade.
O B320R é o chassi Padron da Volvo, com capacidade para até 80 pessoas, com 13,2 metros de comprimento. Encarroçados pela Caio e Marcopolo, os chassis deverão ser entregues em sua totalidade até o final do ano. Tem motor traseiro e possui uma caixa de câmbio automática, que permite trocas de marcha muito suaves e um excelente custo operacional para as empresas.
As aquisições dão sequência à renovação da frota de Curitiba, que soma cerca de 1.100 veículos.
O B320R tem o motor D8K Euro 6, de 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque. Ele contribui para uma operação silenciosa e confortável para os passageiros e melhor dirigibilidade para o motorista. O propulsor é bastante similar ao dos caminhões VM, o que confere ao ônibus uma posição ainda melhor no mercado, por causa da grande disponibilidade de peças nas concessionárias e profissionais altamente capacitados pela fábrica para manutenção.