A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), de Porto Alegre/RS, começa nesta quinta-feira (21) a aplicação da pesquisa Qualiônibus, que tem como objetivo ouvir os usuários do transporte sobre o serviço e, a partir das opiniões, promover a qualificação do serviço. Neste ano, a pesquisa será feita por uma empresa terceirizada contratada, a KS Consultoria. O levantamento é realizado anualmente em parceria com a WRI Brasil.
A pesquisa de satisfação contemplará todo o sistema de transporte em diversas linhas, paradas, estações e grandes e pequenos terminais.
As entrevistas serão feitas das 5h às 20h num período de 15 a 20 dias e têm por objetivo a avaliação do sistema de transporte público de modo abrangente, avaliando a percepção dos usuários quanto a conforto, tarifas, segurança e outras características em níveis de satisfação.
Entre os questionamentos estão o perfil do usuário, satisfação sobre o uso, conforto dos pontos de ônibus e terminais e paradas de ônibus.
Durante o ano de 2023 , o Índice de Satisfação Geral foi de 5,9. O número representa mais do que a meta projetada em 2020, que era de 5,7 quando foi feita a projeção até 2024. Os entrevistadores estarão identificados com um colete azul escrito “Pesquisa” nas costas e com o logotipo da empresa contratada, a KS Consultoria, na frente.