São Paulo deveria revisar as regras para a aquisição de ônibus elétricos devido a dificuldades na infraestrutura de recarga e à necessidade de ajustes nas metas de frota.
O vice-presidente de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, afirmou durante o Congresso AutoData Perspectivas 2025 que a cidade não conseguirá atingir a meta de 3 mil ônibus elétricos em operação até 2025.
Atualmente, foram vendidos cerca de 600 veículos elétricos em todo o Brasil, sendo 400 ônibus a bateria e 200 trólebus, com apenas 300 unidades circulando na capital paulista, bem abaixo do esperado.
De acordo com a AutoData, em notícia repercutindo a conversa, o principal obstáculo para a adoção em larga escala de ônibus elétricos em São Paulo tem sido a infraestrutura inadequada de recarga nas garagens.
Embora a transição para veículos a bateria seja uma prioridade, a falta de capacidade nas garagens para recarregar um número significativo de ônibus pode levar a cidade a adotar uma solução temporária com veículos a diesel. Além disso, a previsão de aumento do uso de biocombustíveis no diesel, com a mistura de 15% a partir de 2025, pode também influenciar essa decisão.
Metas ambiciosas para ônibus movidos a energia elétrica
São Paulo estabeleceu metas ambiciosas para reduzir suas emissões de CO2, com um objetivo de 50% até 2027. No entanto, especialistas indicam que essa meta pode ser adiada para 2040 ou até 2050 devido às dificuldades na implementação da frota elétrica. A renovação completa da frota de ônibus da cidade não ocorrerá dentro do prazo inicialmente previsto, pois a infraestrutura necessária para suportar os ônibus elétricos ainda está sendo desenvolvida.
Além disso, algumas operadoras de transporte em São Paulo estão migrando sua rede elétrica de baixa para média tensão, permitindo a recarga de até 15 ônibus nas garagens. No entanto, para atender a volumes maiores, como os necessários para uma frota de 50 veículos, será essencial o uso de alta tensão.
De acordo com a AutoData, espera-se que, em 2025, a cidade revise suas metas de aquisição de ônibus elétricos, considerando a possibilidade de um retorno gradual ao uso de diesel até que a infraestrutura necessária esteja em pleno funcionamento para suportar a frota elétrica.
Crescimento no setor de ônibus e perspectivas para 2025
O setor de ônibus no Brasil continua a apresentar crescimento, com um aumento nas vendas de veículos de fretamento de 50% até outubro de 2024, alcançando 1.950 unidades comercializadas. Até o final do ano, a expectativa é que esse número atinja 2.300 unidades, representando uma alta de 35% em relação ao ano anterior. A projeção para 2025 é de um crescimento de 6% no setor, com a venda de 24 mil unidades, impulsionado por incentivos públicos de financiamento.
Embora a Mercedes-Benz tenha ficado de fora da licitação do programa Caminho da Escola, a marca vê boas perspectivas para o futuro, já que o orçamento remanescente pode ser utilizado para reforçar a compra de outros modelos de ônibus.
Com um cenário de crescimento no setor e desafios na implementação dos ônibus elétricos, São Paulo, assim como outras cidades do Brasil, segue buscando soluções viáveis para modernizar sua frota de transporte público e reduzir as emissões de poluentes.