Arapiraca, segunda maior cidade do estado de Alagoas, será beneficiada com um projeto de mobilidade urbana que visa impulsionar o desenvolvimento local. O Ministério dos Transportes anunciou o início da implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade, o primeiro desse modelo a atender uma cidade do interior de Alagoas.
A informação foi divulgada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante o Congresso dos Municípios Alagoanos, realizado pela Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), em Maceió, na última quarta-feira (4). Segundo o Ministério dos Transportes, o projeto será totalmente desenvolvido pelo Governo Federal e terá uma extensão de 20 quilômetros.
O VLT utilizará a malha ferroviária já existente em Arapiraca, que está abandonada há décadas. De acordo com o ministério, o aproveitamento dessa infraestrutura já instalada será feito de forma sustentável. A rede ferroviária de Arapiraca foi inaugurada em 1949, mas está sem trem de passageiros desde 1980. O projeto de implantação de um VLT é um antigo desejo da cidade, aguardado desde os anos 2000.
Em 2010, a prefeitura chegou a anunciar a assinatura de contratos e a ordem de serviço para a implementação do VLT, com a proposta de utilizar os trilhos existentes, que cortam a cidade entre a Estação Central e a Vila São José, na zona rural. O percurso total seria de 10 km, mas o projeto não se concretizou.
Nos últimos anos, a estrutura ferroviária de Arapiraca seguiu abandonada, mas o projeto do VLT voltou a ser discutido em 2021, quando a prefeitura apresentou um Plano de Segurança Viária com uma imagem do VLT como alternativa de transporte público.
Embora o Ministério dos Transportes tenha confirmado o início do projeto, ainda não há estimativas sobre os valores a serem investidos.