Denúncia de assédio em ônibus de Belo Horizonte/MG pode ser feita pelo PBH App

A prefeitura de Belo Horizonte/MG disponibilizou uma nova funcionalidade no PBH App, permitindo que vítimas de importunação sexual no transporte coletivo realizem denúncias diretamente pelo celular.

Para fazer a denúncia, basta informar o número do telefone e do veículo, que está visível dentro do ônibus. A denúncia gerará automaticamente uma mensagem de alerta para a Cabine Lilás, no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), que, com base na localização via GPS, enviará uma viatura da Guarda Municipal ou da Polícia Militar para interceptar o veículo e conduzir os envolvidos à Delegacia de Mulheres.

Além disso, qualquer pessoa que testemunhar um caso de importunação também poderá registrar a denúncia. O novo recurso torna o combate ao assédio uma responsabilidade de todos, permitindo uma ação imediata e ajudando a evitar a impunidade dos agressores. A novidade também elimina a necessidade de que a vítima recorra ao motorista para acionar o “botão do assédio”, utilizado desde 2018. Até novembro de 2024, o mecanismo foi acionado 18 vezes, totalizando cerca de 120 registros desde o lançamento.

A funcionalidade “Importunação sexual em ônibus” está disponível na tela inicial do PBH App. Para denunciar, o usuário deve digitar o número do veículo e o telefone, e logo receberá uma confirmação de envio da denúncia. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na App Store e no Google Play.

Related Posts