Curitiba/PR ganha prêmios de mobilidade sustentável e de melhor cidade do mundo para visitar

O prefeito de Curitiba/PR, Rafael Greca, recebeu dois importantes prêmios conquistados pela cidade no último mês. O primeiro é o troféu Lonely Planet, que coloca Curitiba entre as dez melhores cidades do mundo para visitar em 2025. O segundo prêmio é o Lucio Costa de Mobilidade, concedido pelo avanço da cidade em transportes de baixa emissão.

A entrega dos troféus aconteceu no gabinete do prefeito, com a presença da presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Tatiana Turra, e do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. Tatiana recebeu o prêmio Lonely Planet em Londres, em novembro, enquanto Ogeny Maia recebeu o prêmio Lucio Costa em Brasília, também em novembro, em nome do prefeito, que estava em viagem à Europa.

Curitiba foi vencedora da 9ª Edição do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação. O prêmio é concedido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados e reconhece iniciativas que contribuem para o desenvolvimento urbano do Brasil. O programa de mobilidade sustentável da cidade, que inclui o grande projeto de eletromobilidade alinhado ao PlanClima, foi destacado como um dos principais responsáveis pela conquista. O objetivo de Curitiba é que 33% de sua frota de transporte público seja elétrica até 2030, com a meta de atingir 100% até 2050. Atualmente, a cidade possui uma frota de 1,1 mil veículos.

“O prêmio atesta que estamos no caminho certo ao investir em um transporte público sem emissões e mais eficiente”, afirmou Ogeny Pedro Maia Neto. Ele também destacou os projetos estruturantes da gestão, como o Inter 2 e o BRT Leste/Oeste, como parte do legado da administração atual na melhoria da mobilidade urbana de Curitiba.

Related Posts