A prefeitura do Rio de Janeiro/RJ anunciou que passará a monitorar a climatização dos ônibus da cidade por meio de sensores a serem instalados nos veículos de transporte coletivo. As linhas operadas por empresas privadas, que são concessões municipais, estão incluídas no projeto. Atualmente, 68 ônibus já possuem os sensores, e a meta é atingir 150 até o final do ano. A licitação para contratação da instalação dos sensores e ampliação do monitoramento está prevista para o próximo dia 27, com a previsão de que toda a frota seja equipada até março de 2025.
O objetivo da prefeitura é garantir o funcionamento adequado do ar-condicionado nos ônibus da cidade, que são subsidiados pelo município. A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) considerará o ar-condicionado funcionando corretamente se a temperatura interna dos ônibus for reduzida em pelo menos 8 graus Celsius em relação à temperatura externa.
Durante o anúncio da ação, o prefeito Eduardo Paes afirmou que as empresas que não cumprirem a exigência de climatização terão seus subsídios cortados.
Além disso, o aumento das temperaturas extremas motivou a prefeitura a revisar seus protocolos para alertar a população sobre os cuidados com o calor durante o verão de 2025. Foi estabelecida uma escala de classificação de riscos, de 1 a 5, que pode levar até ao cancelamento de grandes eventos, como shows e atividades esportivas. A cidade já registrou os níveis 1, 2 e 3 dessa escala.