PM do Rio e Uber renovam parceria para aumentar segurança em viagens

A Polícia Militar do Rio de Janeiro e a Uber renovaram o termo de cooperação para manter a integração do botão digital “Ligar Para a Polícia”, disponível no aplicativo de viagens. Com essa funcionalidade, motoristas e passageiros podem acionar diretamente o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), que é responsável pelos atendimentos de emergência.

Durante o primeiro contrato de cooperação, que vigorou de abril de 2022 até 10 de dezembro de 2023, houve 1.259 acionamentos, dos quais 230 resultaram em ocorrências, como roubos de veículos, importunação sexual e lesão corporal. Com o novo contrato, a Uber continuará oferecendo suporte ao atendimento de emergências e divulgará serviços tecnológicos da Polícia Militar, incluindo os aplicativos 190RJ e Rede Mulher.

Além disso, estão sendo estudadas novas formas de integração, como a troca de dados e a divulgação de desaparecidos. A parceria entre a Uber e a Polícia Militar foi a primeira do tipo no Brasil, realizada inicialmente em 2022. Atualmente, a Uber já mantém parcerias similares com a RapidSOS para atendimentos de emergência em estados como Maranhão, Amazonas, Pará e Bahia, além de mais de 1.200 cidades nos Estados Unidos e também em países como México, Canadá e África do Sul.

Related Posts