Curitiba/PR inaugura maior estação-tubo do sistema de transporte da cidade

A cidade de Curitiba inaugurou a maior estação-tubo do município com a inauguração da Estação-tubo Atuba, localizada na Linha Verde Norte. Com 60 metros de comprimento e capacidade para 1.240 passageiros, a nova estrutura se destaca por seu tamanho e pela capacidade de atendimento, simbolizando o avanço da mobilidade urbana na cidade.

A Estação-tubo Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Linha Verde Sul, também foi entregue, ambas fazendo parte de um conjunto de obras para melhorar o transporte coletivo na capital paranaense.

As obras para a implantação das plataformas de embarque e desembarque dos ônibus biarticulados e ligeirinhos foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Localizada na Estrada da Ribeira, a nova Estação-tubo Atuba melhora a integração entre Curitiba e o município vizinho, Colombo, e facilita o acesso aos bairros da região norte. Já a Estação-tubo PRF, com 30 metros de comprimento e capacidade para 753 passageiros, está situada entre a Avenida Comendador Franco e a Rua Dr. Ovande do Amaral, na Linha Verde Sul.

As novas paradas foram projetadas para oferecer mais conforto e praticidade aos usuários do transporte público. As estações contam com plataformas elevadas, revestidas com piso de alta resistência e durabilidade, e estruturas metálicas com fechamento envidraçado. O acesso é controlado por catracas e há adaptações para pessoas com deficiência física. Além disso, as portas das estações são acionadas automaticamente pela aproximação dos ônibus, e o sistema de iluminação e força é gerenciado pelo cobrador por meio de um painel integrado.

As melhorias fazem parte das obras do Lote 4.1 da Linha Verde Norte, que também possibilitaram a implantação das novas estações-tubo. A próxima entrega prevista é a Estação-tubo Universidade Federal do Paraná – Centro Politécnico, no Jardim das Américas, com conclusão esperada para março de 2025.

Related Posts