O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 400 milhões para a expansão da Linha 1 do metrô do Distrito Federal, no trecho que atende a Samambaia.
O projeto faz parte do Novo PAC e visa atender à crescente demanda por transporte público na região, com foco na ampliação da oferta de transporte sobre trilhos de alta capacidade. O valor total do projeto é de R$ 444,5 milhões, sendo o restante do financiamento complementado por outras fontes.
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) será responsável pela execução das obras, que incluem o prolongamento da via permanente semienterrada por 3,6 km a partir do Terminal Samambaia. A expansão contará com a implantação de duas novas estações, localizadas nas proximidades da UPA e do Centro Olímpico.
Além disso, o projeto prevê a construção de três viadutos, com passagem de pedestres integrada, e quatro passarelas aéreas para pedestres e bicicletas, em pontos estratégicos de grande circulação.
Outro aspecto importante das obras será a drenagem de águas pluviais, com a construção de um emissário para resolver problemas de alagamento na região da expansão e nas áreas urbanas próximas. O novo trecho do metrô é estimado para transportar aproximadamente 9.840 passageiros adicionais por dia, o que contribuirá para aliviar o tráfego na região.
A expansão da Linha 1 do metrô visa reduzir os congestionamentos e o tempo de deslocamento, além de diminuir o número de acidentes e as emissões de poluentes, com uma expectativa de redução de 7,8 mil toneladas de CO2 por ano.