50º ônibus do BRT de Belém/PA é entregue

A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran) recebeu nesta quinta-feira (9) o 50º ônibus do contrato firmado pelo Governo do Pará para a aquisição de 265 veículos destinados ao Sistema BRT Metropolitano. Os primeiros seis ônibus elétricos chegaram a Belém por volta de 14h e foram encaminhados para o Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, onde permanecerão até serem alocados nas garagens.

Desde dezembro de 2024, a Artran tem acompanhado a entrega dos novos veículos, com a equipe de fiscalização realizando vistorias para verificar o cumprimento das especificações contratuais. Após a aprovação, os ônibus são direcionados ao local de armazenamento até a entrega oficial do Sistema BRT.

Os primeiros seis ônibus elétricos fazem parte de um lote de 40 veículos adquiridos pelo Estado. O diretor-geral da Artran, Eduardo Ribeiro, explicou que esses ônibus serão entregues em lotes de 10 unidades, com a chegada de mais quatro veículos na próxima semana. A entrega dos 40 ônibus elétricos deve ser concluída até abril de 2025. Esses veículos irão compor a frota do BRT Metropolitano, operando no corredor BR-Almirante Barroso.

Com a chegada dos seis ônibus elétricos nesta quinta-feira, a frota do BRT Metropolitano já conta com 50 veículos, sendo 44 movidos a diesel (modelo Euro 6), com sistema moderno de redução de 80% na emissão de gases poluentes.

Os novos ônibus elétricos possuem tecnologia sustentável, com emissão zero de gases poluentes, ar condicionado, Wi-Fi e menor nível de ruído. Segundo representantes da Caio Eletra, fabricante dos veículos, esses ônibus proporcionam uma viagem confortável e com um consumo ambiental significativamente menor, além de serem altamente eficientes, com autonomia de 220 quilômetros por carga. Isso permitirá que os ônibus realizem, em média, 16 viagens entre Marituba e o terminal de São Brás, em Belém, por carga.

O Sistema de Transporte Metropolitano, que integra Belém com os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará, será composto por 31 linhas que alimentarão a linha troncal. O sistema permitirá que os passageiros utilizem um único bilhete para viajar dentro de seu município, integrar-se nos Terminais de Integração e chegar até Belém. A iniciativa visa reduzir o tempo de deslocamento entre os municípios da Região Metropolitana de Belém, melhorar a oferta de transporte nos bairros, aumentar as opções de deslocamento e proporcionar maior conforto e segurança aos passageiros. Além disso, o sistema terá impacto positivo no trânsito da região, com ônibus modernos e novos, equipados com ar condicionado e Wi-Fi.

Related Posts