A prefeitura de Aracaju deu início, nesta terça-feira (14), à avaliação do primeiro ônibus elétrico destinado ao transporte público da capital sergipana.
Tecnologia e Sustentabilidade no Transporte Público
O modelo elétrico Azure A12 BR, fabricado pela TEVX Higer, é o escolhido para o teste. Com 12 metros de comprimento, o veículo possui zero emissão de gases poluentes, é silencioso e tem capacidade para transportar até 76 passageiros. Além disso, o ônibus oferece conforto e segurança, e sua autonomia é de 300 quilômetros por carga, que pode ser ampliada em até 30% graças ao sistema de freios regenerativos. A recarga das baterias de 385 kWh é feita em até 2,5 horas.
A partir de 20 de janeiro, o ônibus começará a circular nas linhas 001 e 002, com o objetivo de atender aos trajetos de maior fluxo de passageiros. O teste terá duração de 30 dias, e, caso seja aprovado, mais unidades serão incorporadas à frota de Aracaju, visando a modernização do sistema de transporte público.
Inovação e Benefícios ao Meio Ambiente
A chegada do ônibus elétrico também representa um avanço em termos de sustentabilidade para a cidade. A novidade ajudará a reduzir 115 toneladas de CO2 na atmosfera, contribuindo para um ar mais limpo. Além disso, como o veículo não possui sistema de combustão, a necessidade de manutenção é menor, e a frota não dependerá de aditivos poluentes.
O impacto positivo também foi reconhecido por moradores, como a auxiliar administrativa Gilvania Sales, que ressaltou que a inovação trará mais conforto e disposição aos passageiros, além de ser uma mudança significativa para a qualidade do transporte.
Conforto e Conectividade a Bordo
Os passageiros do novo ônibus terão à disposição tomadas USB em todos os assentos para carregamento de dispositivos eletrônicos, além de Wi-Fi integrado e sistema de ar-condicionado ecológico. As saídas de ar individuais e os vidros com tratamento UV garantem um ambiente agradável e confortável durante toda a viagem.