A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre/RS intensificou as ações da Operação Ar-Condicionado em janeiro, com foco na verificação do funcionamento dos sistemas de climatização nos ônibus da cidade. De acordo com o decreto nº 19.836/2017, é obrigatório o acionamento do ar-condicionado nos veículos quando a temperatura externa atinge 24 graus Celsius.
Na terça-feira, 14 de janeiro, a fiscalização foi realizada em quatro operações simultâneas, com a vistoria de 129 ônibus nos terminais Parobé, Ruy Barbosa, Uruguai e Borges x Mauá. Durante a operação, os agentes verificaram se o ar-condicionado estava ligado e checaram a temperatura dentro dos veículos. Como resultado, seis autuações foram registradas devido ao sistema de climatização não estar funcionando. Nos casos de falha, o ônibus é recolhido e uma multa é aplicada. A EPTC realiza uma nova vistoria no dia seguinte para garantir que o sistema tenha sido reparado.
A operação tem sido reforçada especialmente nos meses de maior calor, com fiscalizações realizadas tanto nos terminais quanto nas garagens dos ônibus. A população também pode colaborar com as ações, informando irregularidades pelo telefone 118 ou 156, fornecendo o prefixo do veículo, linha, horário e o sentido do ônibus em que o ar-condicionado não está funcionando corretamente.
Em janeiro, já foram vistoriados 465 veículos, com 14 autuações registradas devido ao ar-condicionado inoperante. Atualmente, cerca de 90% da frota de ônibus de Porto Alegre está equipada com sistema de ar-condicionado, contribuindo para o conforto dos passageiros, especialmente nos dias mais quentes.