A prefeitura de Porto Alegre/RS iniciou os testes com o primeiro ônibus elétrico articulado que fará parte da frota da cidade. O veículo foi apresentado no âmbito de um edital de chamamento público lançado em 2023 pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), com o objetivo de avaliar e testar soluções inovadoras no transporte público, focando em veículos elétricos.
O ônibus elétrico articulado tem 21,5 metros de comprimento e capacidade para até 150 passageiros. Ele será testado durante 30 dias em quatro linhas diferentes, que atenderão várias regiões da cidade em um sistema de rodízio. O primeiro trajeto a receber o ônibus será a linha 398 – Pinheiro, que faz o percurso entre o Centro Histórico e o bairro Lomba do Pinheiro, com 23 quilômetros de extensão e uma média de 16,4 mil passageiros transportados diariamente.
O veículo é fabricado no Brasil e possui tração e integração Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillenium Caio, além de motor elétrico, inversor e bateria WEG. A autonomia do ônibus é de 220 quilômetros, e suas baterias podem ser recarregadas em um período de quatro horas. O modelo também conta com ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB e é acessível, com espaço para duas cadeiras de rodas.
Essa iniciativa faz parte do Programa Mais Transporte, que visa qualificar o serviço de transporte público na cidade, oferecendo uma opção mais sustentável e eficiente para os passageiros. O projeto também foi submetido ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com o objetivo de renovar a frota da cidade e adquirir mais ônibus elétricos, com um investimento total superior a R$ 1 bilhão.