A partir deste sábado (25) a Expresso Gardênia não operará mais as linhas intermunicipais que conectam o Sul de Minas Gerais à capital Belo Horizonte. A concessão dessas rotas será transferida para cinco novas empresas: Viação Serro, Santa Rita, Santa Cruz, Bonanza e Viasul.
A mudança foi anunciada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e marca o fim das operações da Gardênia na região, após uma série de irregularidades identificadas pela fiscalização do governo estadual.
As novas concessionárias começarão a atender 97 municípios do Sul de Minas, mantendo os itinerários e os preços das passagens de acordo com a regulamentação estadual. A transição será feita sem grandes alterações para os passageiros, que terão suas viagens mantidas conforme o planejamento prévio.
Irregularidades e Prejuízos da Gardênia
A decisão de encerrar a concessão da Gardênia foi tomada após diversas fiscalizações realizadas entre abril e maio de 2024, pela Seinfra e pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), que identificaram graves falhas operacionais, como atrasos frequentes, má conservação dos veículos e problemas estruturais na empresa. Essas irregularidades motivaram a suspensão das linhas da Gardênia em junho de 2024. Desde então, outras operadoras haviam assumido temporariamente as rotas.
A Gardênia, que realizava os principais itinerários entre a capital mineira e o Sul do estado, sofreu duramente com a situação. A empresa estimou um prejuízo de R$ 4,5 milhões devido às suspensões, com a previsão de que esse valor poderia chegar a R$ 6 milhões caso as linhas não fossem retomadas. Mais de 200 trabalhadores foram demitidos, e a companhia temia que esse número aumentasse para 400, caso as operações não fossem normalizadas.
No início de julho de 2024, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais manteve a decisão da Seinfra de suspender as linhas da Gardênia por 90 dias, derrubando uma liminar favorável à empresa.
Novas empresas assumem a operação
Com a transferência das concessões para a Viação Serro, Santa Rita, Santa Cruz, Bonanza e Viasul, as empresas assumem a responsabilidade pela operação das linhas, que atendem a uma grande parte da população do Sul de Minas. A Seinfra analisou as condições dessas empresas e aprovou a concessão, acreditando que elas possuem a capacidade de operar com segurança e qualidade, garantindo a continuidade do transporte sem prejuízos aos passageiros.
A partir de 25 de janeiro, as passagens voltarão a ser comercializadas pelas novas operadoras, com a orientação de que os bilhetes não serão vendidos para viagens após essa data pelas empresas que estavam operando de forma temporária.