A partir desta terça-feira (04), a tarifa do transporte coletivo de Palmas passa a ser de R$ 2,00, valor que será válido até o final do mês de fevereiro.
O valor da tarifa foi ajustado para um montante abaixo do anterior, levando em conta que, mesmo com as ações adotadas, como a manutenção de mais ônibus e o retorno de veículos ao sistema, o transporte coletivo ainda está em fase de transição. Além disso, foi iniciado o processo para a concessão do serviço de transporte público à iniciativa privada, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado à população. A gestão também destacou que muitos fornecedores ficaram por mais de três meses sem receber, o que dificultou a operação do sistema e comprometeu a qualidade do serviço.
O ajuste no valor da tarifa permitirá continuar com os investimentos necessários, como garantir que um número suficiente de ônibus esteja circulando e reduzir os atrasos. O sistema de transporte coletivo recebeu muitos veículos em condições precárias, o que exigiu investimentos significativos em manutenção. O objetivo é garantir que, a longo prazo, o sistema de transporte urbano se direcione para uma frota nova, de qualidade e eficiente.
O processo de licitação para a concessão do transporte público de Palmas está em fase final de elaboração. A atual gestão da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) reforçou que o sistema foi recebido em um estado de deterioração, e que esforços estão sendo feitos para manter o serviço até a implantação do novo modelo de transporte.
A gratuidade no transporte coletivo será mantida aos finais de semana e feriados para todos os usuários.