Os ônibus de Aracaju/SE e da Região Metropolitana começam a operar com o novo modelo de catraca dupla, que está em fase de teste. A medida visa reduzir os casos de “pulo de catraca” e melhorar a segurança dos passageiros.
A instalação da catraca alta foi determinada pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, com foco em linhas com maior ocorrência de infrações e assaltos. A linha 004 (Santa Maria/Mercado) é a primeira a operar com o novo sistema, em caráter experimental, e a previsão é que o modelo seja adotado em toda a frota do transporte público da cidade.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), os “pulos de catraca” geraram um prejuízo financeiro estimado em R$ 1,5 milhão no ano de 2024, com mais de 349 mil ocorrências registradas pelas câmeras de segurança em ônibus da capital e da Região Metropolitana. Esse valor seria suficiente para a compra de dois novos ônibus, destacando o impacto econômico que essa prática traz para as empresas do setor. Além disso, o “pulo de catraca” é considerado crime, o que eleva os custos operacionais e influencia diretamente no cálculo da tarifa do transporte público.