A frota de ônibus metropolitanos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) ganhou um reforço com a chegada de 49 veículos novos, que substituirão modelos antigos e reduzirão a idade média dos coletivos para seis anos. A renovação faz parte de um plano que prevê a substituição de 850 ônibus ao longo dos próximos meses.
Os novos veículos atenderão cerca de 14 mil passageiros diariamente. O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno, afirmou que a mudança atende a reclamações dos usuários sobre a frota envelhecida. “Com essa renovação, estamos oferecendo um serviço mais eficiente e confortável”, disse.
A aquisição dos ônibus foi viabilizada por meio de acordos entre o Governo de Minas, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público, utilizando recursos de indenizações relacionadas à pandemia. Segundo a diretora-geral da Agência RMBH, Ilce Rocha, a renovação da frota representa um avanço na mobilidade da região.
Além da substituição dos veículos, o governo anunciou a construção de novos corredores exclusivos para ônibus, ampliação da linha 1 do metrô de Belo Horizonte e o projeto para a construção da linha 2. As medidas visam melhorar o transporte público e reduzir o tempo de deslocamento dos passageiros na capital e municípios vizinhos.