Novo Terminal BRT em Santa Cruz vai integrar ônibus articulados, linhas regulares e vans no Rio de Janeiro

Com investimento estimado em R$ 74,2 milhões, o novo Terminal BRT Bairro Imperial Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, começou a ser construído e será um importante ponto de integração entre ônibus articulados do sistema BRT, linhas regulares e vans. A obra, executada pela secretaria municipal de infraestrutura, está prevista para durar dois anos.

O que está previsto no projeto?

  • Área total de 13,2 mil m², com três pavimentos e aproveitamento de ventilação e iluminação naturais.
  • Capacidade para 14 ônibus articulados, 10 ônibus convencionais e 8 vans.
  • Pavimento superior com bancos e jardins.
  • Pavimento inferior com lojas comerciais.
  • Rampas de acessibilidade, bicicletário para até 300 bicicletas e estacionamento para 105 carros e 50 motos.
  • Intervenções viárias nas ruas Felipe Cardoso, Barão de Laguna e Dom Pedro I, com pistas exclusivas para BRT.

Expansão do sistema BRT

O novo terminal integra o plano de requalificação e expansão do sistema BRT, que já entregou os terminais Mato Alto, Magarça, Pingo D’Água e Curral Falso, todos na Transoeste. As melhorias visam modernizar a infraestrutura, facilitar a integração e atender ao crescimento da demanda de passageiros.

Entre abril de 2021 e abril de 2025, o número de viagens no sistema aumentou 275%, alcançando 561.785 por dia. O recorde histórico foi registrado em 30 de abril de 2025, com 580.272 passageiros transportados em um único dia.

Distribuição média por corredor:

  • Transoeste: 235.526 passageiros/dia (42% do total)
  • Transcarioca: 150.798 (27%)
  • Transbrasil: 123.287 (22%)
  • Transolímpica: 52.174 (9%)

Detalhes dos terminais já entregues

Terminal Curral Falso:

  • Maior da Transoeste, com 19,8 mil m²
  • Bicicletário com 400 vagas
  • Integração com ônibus e vans vindos da Estrada de Sepetiba e Av. Cesário de Melo
  • Requalificação de vias do entorno, como Estrada da Pedra e Felipe Cardoso

Terminal Pingo D’Água:

  • 19 mil m² com terminal alimentador integrado
  • Bicicletário com 600 vagas
  • Requalificação urbana nas vias próximas

Terminal Mato Alto:

  • Integra dois terminais alimentadores
  • Ciclovia de 2,75 km e dois viadutos na Av. Dom João VI
  • Bicicletários com 512 vagas

Terminal Magarça:

  • Novo módulo conectado à estrutura original
  • Estacionamento para 250 bicicletas e quadra poliesportiva