Com investimento estimado em R$ 74,2 milhões, o novo Terminal BRT Bairro Imperial Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, começou a ser construído e será um importante ponto de integração entre ônibus articulados do sistema BRT, linhas regulares e vans. A obra, executada pela secretaria municipal de infraestrutura, está prevista para durar dois anos.
O que está previsto no projeto?
- Área total de 13,2 mil m², com três pavimentos e aproveitamento de ventilação e iluminação naturais.
- Capacidade para 14 ônibus articulados, 10 ônibus convencionais e 8 vans.
- Pavimento superior com bancos e jardins.
- Pavimento inferior com lojas comerciais.
- Rampas de acessibilidade, bicicletário para até 300 bicicletas e estacionamento para 105 carros e 50 motos.
- Intervenções viárias nas ruas Felipe Cardoso, Barão de Laguna e Dom Pedro I, com pistas exclusivas para BRT.
Expansão do sistema BRT
O novo terminal integra o plano de requalificação e expansão do sistema BRT, que já entregou os terminais Mato Alto, Magarça, Pingo D’Água e Curral Falso, todos na Transoeste. As melhorias visam modernizar a infraestrutura, facilitar a integração e atender ao crescimento da demanda de passageiros.
Entre abril de 2021 e abril de 2025, o número de viagens no sistema aumentou 275%, alcançando 561.785 por dia. O recorde histórico foi registrado em 30 de abril de 2025, com 580.272 passageiros transportados em um único dia.
Distribuição média por corredor:
- Transoeste: 235.526 passageiros/dia (42% do total)
- Transcarioca: 150.798 (27%)
- Transbrasil: 123.287 (22%)
- Transolímpica: 52.174 (9%)
Detalhes dos terminais já entregues
Terminal Curral Falso:
- Maior da Transoeste, com 19,8 mil m²
- Bicicletário com 400 vagas
- Integração com ônibus e vans vindos da Estrada de Sepetiba e Av. Cesário de Melo
- Requalificação de vias do entorno, como Estrada da Pedra e Felipe Cardoso
Terminal Pingo D’Água:
- 19 mil m² com terminal alimentador integrado
- Bicicletário com 600 vagas
- Requalificação urbana nas vias próximas
Terminal Mato Alto:
- Integra dois terminais alimentadores
- Ciclovia de 2,75 km e dois viadutos na Av. Dom João VI
- Bicicletários com 512 vagas
Terminal Magarça:
- Novo módulo conectado à estrutura original
- Estacionamento para 250 bicicletas e quadra poliesportiva