A Scania e a Viação Santa Cruz iniciaram a operação de um ônibus rodoviário movido a gás natural ou biometano na rota São Paulo–Campinas/SP. O modelo será avaliado em testes por 90 dias, podendo ter o contrato renovado por mais 90, antes da possível incorporação à frota da empresa.
O que aconteceu?
- A Scania e a Viação Santa Cruz colocaram em operação um ônibus rodoviário movido a gás entre São Paulo e Campinas/SP.
- O projeto está em fase de testes, com contrato de comodato por 90 dias, podendo ser renovado por mais 90 dias.
- A Comgás é parceira no fornecimento de combustível para os testes.
Detalhes técnicos do ônibus
- Chassi: Scania K 340 4×2
- Carroceria: Marcopolo
- Potência: 340 cv (semelhante ao modelo diesel)
- Comprimento: 14 metros
- Capacidade: 46 passageiros
- Autonomia: cerca de 450 km
- Redução de CO₂: até 98% com biometano
- Tempo de abastecimento: 15 a 20 minutos (podendo cair para 10 minutos com estrutura dedicada)
Próximos passos
- A Viação Santa Cruz irá avaliar a viabilidade financeira para substituir parte da frota diesel por veículos a gás.
- A estimativa inicial é a aquisição de até 10 unidades após os testes.
- Se o projeto avançar, a Comgás poderá instalar um ponto de abastecimento interno na garagem da empresa.
A hora do gás no transporte
- A Scania vê o atual cenário como favorável para a expansão dos ônibus a gás no Brasil.
- Segundo a empresa, a infraestrutura para gás é mais viável do que a elétrica, com custo de aquisição apenas 20% a 30% maior que o diesel.
- A meta da Scania é atingir 150 unidades vendidas no país até o fim do ano, com foco no segmento urbano.
- A montadora também participa de projeto semelhante em Goiânia/GO, onde o município planeja implantar uma usina de biometano para abastecer a frota.