A operação experimental de dois ônibus 100% elétricos, que circulavam desde 19 de maio no transporte convencional e no BRT de Salvador/BA, foi encerrada nesta quinta-feira (26) após transportar 20 mil passageiros. O período de testes teve como objetivo avaliar o desempenho da tecnologia na cidade e coletar dados para subsidiar um futuro investimento de US$ 70 milhões junto ao Banco Mundial, voltado à aquisição de cerca de 100 novos ônibus elétricos.
O que aconteceu?
- Período de testes durou até 26 de junho
- Dois modelos testados: Higer (18 metros, até 130 passageiros) e Ankai (12 metros, até 70 passageiros)
- Ônibus circularam em linhas distintas da cidade, com operação monitorada por técnicos e fabricantes
- Cerca de 20 mil pessoas transportadas ao longo da operação
Avaliação técnica
- Higer:
- 164 viagens realizadas em 14 dias
- Linha testada: 1347 (Estação Pirajá x Pituba)
- Autonomia de 270 km
- Consumo médio: 1,22 kWh/km
- Ankai:
- 133 viagens realizadas em 20 dias
- Linha testada: 0137 (Lapa x Barra Avenida/Barra)
- Autonomia real: 258 km
- Consumo médio: 0,83 kWh/km
- Bateria de 338,4 kWh
Impacto e próximos passos
- Salvador já conta com oito ônibus elétricos em operação no BRT
- Cidade abriga o maior eletroterminal público do Norte e Nordeste
- Projeto deve embasar operação de crédito com o Banco Mundial
- Estudo considera indicadores como autonomia, consumo, aceitação do público e viabilidade operacional
Tecnologias dos veículos
- Piso 100% baixo
- Rampas de acessibilidade e sistema de ajoelhamento
- Ar-condicionado ecológico
- Câmeras externas e internas
- Portas USB e painéis digitais
Com os dados obtidos, a prefeitura pretende dar continuidade ao plano de transição energética na frota municipal, com foco na redução da emissão de poluentes, maior eficiência energética e qualificação do serviço prestado à população.