Testes com ônibus elétricos em Salvador transportam 20 mil passageiros

A operação experimental de dois ônibus 100% elétricos, que circulavam desde 19 de maio no transporte convencional e no BRT de Salvador/BA, foi encerrada nesta quinta-feira (26) após transportar 20 mil passageiros. O período de testes teve como objetivo avaliar o desempenho da tecnologia na cidade e coletar dados para subsidiar um futuro investimento de US$ 70 milhões junto ao Banco Mundial, voltado à aquisição de cerca de 100 novos ônibus elétricos.

O que aconteceu?

  • Período de testes durou até 26 de junho
  • Dois modelos testados: Higer (18 metros, até 130 passageiros) e Ankai (12 metros, até 70 passageiros)
  • Ônibus circularam em linhas distintas da cidade, com operação monitorada por técnicos e fabricantes
  • Cerca de 20 mil pessoas transportadas ao longo da operação

Avaliação técnica

  • Higer:
    • 164 viagens realizadas em 14 dias
    • Linha testada: 1347 (Estação Pirajá x Pituba)
    • Autonomia de 270 km
    • Consumo médio: 1,22 kWh/km
  • Ankai:
    • 133 viagens realizadas em 20 dias
    • Linha testada: 0137 (Lapa x Barra Avenida/Barra)
    • Autonomia real: 258 km
    • Consumo médio: 0,83 kWh/km
    • Bateria de 338,4 kWh

Impacto e próximos passos

  • Salvador já conta com oito ônibus elétricos em operação no BRT
  • Cidade abriga o maior eletroterminal público do Norte e Nordeste
  • Projeto deve embasar operação de crédito com o Banco Mundial
  • Estudo considera indicadores como autonomia, consumo, aceitação do público e viabilidade operacional

Tecnologias dos veículos

  • Piso 100% baixo
  • Rampas de acessibilidade e sistema de ajoelhamento
  • Ar-condicionado ecológico
  • Câmeras externas e internas
  • Portas USB e painéis digitais

Com os dados obtidos, a prefeitura pretende dar continuidade ao plano de transição energética na frota municipal, com foco na redução da emissão de poluentes, maior eficiência energética e qualificação do serviço prestado à população.