A tarifa de equilíbrio do sistema de ônibus municipais de Niterói será ajustada a partir da meia-noite deste domingo (06). Passageiros que utilizam o Bilhete Único Municipal continuarão a pagar R$ 4,45, valor mantido pela Prefeitura por meio de subsídio tarifário. Para os passageiros que pagam em dinheiro, a passagem será reajustada para R$ 5,60. A Prefeitura visa que todos os usuários utilizem o cartão, eliminando o pagamento em espécie.
Ajuste na Tarifa Técnica
O ajuste na tarifa técnica segue cláusulas dos contratos de concessão e atende ao acordo homologado pela Justiça, que determina a atualização anual da tarifa técnica com base na inflação. O cálculo considera a variação do IPCA acumulado entre dezembro de 2022 e novembro de 2024, assegurando o equilíbrio econômico-financeiro do sistema de transporte coletivo.
Exigências às Concessionárias
A Prefeitura de Niterói estabeleceu exigências às concessionárias, que devem ser cumpridas em até 180 dias. Entre elas estão:
- Aumento da frota operacional dos consórcios Transnit (14%) e Transoceânico (7%)
- Renovação da frota com a retirada de veículos com mais de dez anos de fabricação
- Ampliação em 15% da oferta de viagens
- Implantação de todas as linhas da Região Oceânica no corredor exclusivo para ônibus
Benefícios do Bilhete Único Municipal
A manutenção do valor de R$ 4,45 para quem utiliza o Bilhete Único Municipal reafirma o compromisso da Prefeitura com a mobilidade urbana acessível. O benefício permite integrações entre dois ônibus municipais pagando uma única tarifa reduzida, além de integrações com as barcas (R$ 5,15) e catamarãs (R$ 8,15), com até duas integrações diárias. Para acessar o benefício, é necessário cadastrar o cartão Riocard Mais como Bilhete Único de Niterói no site: www.riocardmais.com.br.
Publicação da Atualização Tarifária
A atualização tarifária, publicada por meio de resolução conjunta das Secretarias de Mobilidade e Infraestrutura, Fazenda e da Procuradoria Geral do Município, segue o modelo com base na variação do IPCA, respeitando os contratos em vigor e os compromissos judiciais firmados. A metodologia foi validada em auditoria e estudo da Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal do Rio de Janeiro, assegurando previsibilidade ao sistema e proteção aos usuários que mais dependem do transporte público.