Prefeitura de Itaúna substitui ViaSul pela Viação Pedra Negra no transporte coletivo

A Prefeitura de Itaúna anunciou a substituição da ViaSul pela Viação Pedra Negra no transporte coletivo da cidade. A mudança visa melhorar a qualidade do serviço prestado à população. A Viação Pedra Negra introduzirá 38 ônibus zero quilômetro, todos refrigerados com ar-condicionado, além de cinco vans e quatro micro-ônibus, também zero quilômetro.

O projeto foi entregue aos vereadores na quinta-feira, dia 3, para apreciação e votação. Além dos novos veículos, serão realizadas reformas nos pontos de ônibus e revisão de itinerários, incluindo a criação de novas linhas. O presidente da Mesa destacou a importância do compromisso da nova empresa com a cidade e anunciou que o projeto será encaminhado para a comissão pertinente.

Aprovação do Projeto

Em reunião na tarde de sexta-feira, dia 4, os vereadores aprovaram o projeto que autoriza a entrada da Viação Pedra Negra. Três vereadores votaram contra. Um vereador solicitou vista à proposta do “Qualitrans Itaúna”, que institui um novo sistema de qualidade no transporte coletivo.

Detalhes da Nova Empresa

A Viação Pedra Negra foi constituída especificamente para atuar em Itaúna, com a intenção de evitar os problemas das empresas anteriores. A nova empresa promete uma estrutura renovada e veículos modernos, visando melhorar a realidade do transporte na cidade.

O projeto foi construído com a participação da equipe técnica da Prefeitura e da Comissão de Transportes da Câmara, enfatizando o diálogo e a atenção ao cidadão itaunense e ao Legislativo.

Legislação

A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei nº 82, de 3 de julho de 2025, que alterou a Lei Municipal nº 6.175, de março de 2015. A nova legislação ratifica a permissão para a transferência de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros no município, atendendo às exigências legais.