A Volvo vai apresentar no Seminário Nacional da NTU, realizado em Brasília nos dias 12 e 13 de agosto, o novo chassi elétrico BZRLE, voltado para cidades que exigem piso baixo nos ônibus urbanos, como São Paulo, Goiânia, Brasília e Porto Alegre. A novidade amplia a gama de modelos a bateria da marca, que já inclui opções padron, articuladas e biarticuladas.
O BZRLE chega com zero emissões e operação silenciosa, oferecendo mais acessibilidade no embarque e desembarque de passageiros. O modelo utiliza a mesma base estrutural e componentes de freios e eixos da versão a diesel, o que facilita a manutenção para as operadoras. Com tração 4×2, pode receber carrocerias de até 13,5 metros e transportar até 90 passageiros.
O chassi está disponível com um ou dois motores de 200 kW cada (equivalente a até 540 cv), e todos os componentes, incluindo as baterias, ficam sob o assoalho, permitindo mais espaço interno e carrocerias envidraçadas. É possível configurar portas no lado direito ou esquerdo conforme a necessidade da cidade.
Equipado com quatro ou cinco baterias de 90 kWh, o BZRLE pode alcançar autonomia de até 300 km. O carregamento rápido de até 250 kW permite recarga total em cerca de uma hora. A caixa automatizada de duas velocidades, combinada aos motores elétricos, oferece até 35% de regeneração de energia nas frenagens, enquanto o compressor de ar de última geração reduz ruídos internos.
Entre os recursos de segurança, o modelo já vem preparado para o sistema de “Zonas de Segurança”, que reduz automaticamente a velocidade em áreas com maior risco de acidentes, como proximidades de terminais, escolas e hospitais.
Com esse lançamento, a Volvo reforça sua estratégia de descarbonização e amplia o portfólio de chassis elétricos urbanos no Brasil, mirando a meta global de zerar as emissões de CO₂ de origem fóssil até 2040.