A mobilidade urbana da Bahia receberá R$ 1,25 bilhão em financiamentos por meio do Novo PAC Seleções 2025, anunciado em 29 de agosto pelo governo federal. O estado teve seis propostas habilitadas, sendo duas na linha de Mobilidade Grandes e Médias Cidades e quatro no programa de Renovação de Frota (Refrota).
Projetos em Salvador e interior
Na capital, estão os principais investimentos:
- R$ 574,6 milhões para a expansão oeste do VLT, que ligará a Cidade Baixa à Cidade Alta;
- R$ 448,9 milhões para construção de um túnel de pedestres conectando o Comércio ao Pelourinho.
Já no Refrota 2025, foram contempladas:
- Prefeitura de Salvador: R$ 95 milhões para aquisição de 180 ônibus Euro 6;
- Ótima Transportes (Salvador): R$ 85,3 milhões para 118 ônibus Euro 6;
- Viametro Transportes Urbanos (Ilhéus): R$ 14,6 milhões para 20 veículos;
- Mundaí Transportes Urbanos (Porto Seguro): R$ 35,2 milhões para 39 veículos.
Condições de financiamento
Os recursos, baseados no FGTS, terão juros reduzidos:
- 5,5% ao ano para sistemas sobre trilhos;
- 6% ao ano para os demais.
O prazo de amortização pode chegar a 30 anos, com carência de até 48 meses.
Etapas seguintes
Para avançar, os municípios e empresas precisarão apresentar documentação técnica e projetos de engenharia aos agentes financeiros. Após a análise de viabilidade e risco, as propostas passam à seleção final do Ministério das Cidades.
Impacto esperado
Os projetos prometem melhorar a integração do transporte em Salvador, reduzir o tempo de viagem em áreas de grande fluxo e modernizar a frota de ônibus em três cidades do interior. Especialistas avaliam que, embora a renovação com veículos Euro 6 represente avanço ambiental frente a modelos antigos, o desafio será ampliar gradualmente o uso de ônibus elétricos para alinhar a Bahia às metas de descarbonização.