A Scania, fabricante sueca de ônibus do Grupo Volkswagen, apresentou sua primeira plataforma de ônibus híbrido plug-in (PHEV). O novo modelo visa expandir a eletrificação para o transporte coletivo, sendo voltado tanto para o uso urbano quanto para viagens rodoviárias de longa distância.
O sistema combina um motor diesel de 13 litros com dois motores elétricos e uma bateria de alta voltagem de 89 kWh. O conjunto oferece uma alternativa mais limpa, especialmente para trechos que passam por cidades com zonas de emissões zero.
Tecnologia e Desempenho
O destaque da nova tecnologia da Scania é sua autonomia e a capacidade de alternar automaticamente a propulsão:
- Autonomia Elétrica: A bateria interna permite que o ônibus rode até 80 km usando apenas energia elétrica.
- Modo Urbano: O recurso de geofencing da Scania automatiza a transição para o modo totalmente elétrico em áreas urbanas específicas, permitindo que o motor diesel seja desligado.
- Potência Combinada: Os dois motores elétricos entregam juntos 389 cv, enquanto o motor diesel está disponível em versões de 420 cv ou 460 cv.
A plataforma PHEV se destaca, segundo a Scania, por ser mais eficiente em veículos de longa distância, onde o equilíbrio entre a operação elétrica e a combustão em viagens mais longas se mostra vantajoso.
Recarga e Configuração
O novo ônibus possui tração nas rodas traseiras e pode ser configurado com carroceria de quatro ou seis rodas, sendo que esta última inclui direção traseira.
A recarga da bateria pode ser feita de duas formas:
- Carregador Rápido: Via plugue CCS2, com potência de até 130 kW.
- Gerador a Bordo: Usando o próprio motor diesel como gerador.
Embora outras fabricantes já ofereçam modelos híbridos plug-in, a Scania enfatiza o foco do seu novo modelo em reduzir emissões em trajetos urbanos, ao mesmo tempo em que garante o equilíbrio necessário para viagens mais longas.