Curitiba/PR anuncia retorno da linha Circular Centro com frota elétrica e nova rota

A linha Circular Centro do transporte coletivo de Curitiba/PR, desativada em 2020 devido à pandemia, tem retorno programado para o segundo semestre de 2026 no âmbito da nova concessão do serviço. O anúncio foi feito pelo presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, nesta segunda-feira (13/10).

A linha voltará com uma frota de ônibus elétricos menores, de cerca de dez metros, e operará com tarifa diferenciada. Os veículos elétricos garantirão conforto sonoro e térmico, além de sustentabilidade com zero emissões, alinhando-se ao projeto “Curitiba de Volta ao Centro”.

Nova rota e pagamento digital

Segundo o presidente da Urbs, uma nova rota está em estudo com o objetivo de modernizar o itinerário e cobrir diversos pontos do Centro da capital. O pagamento será feito por cartão-transporte, crédito e débito, seguindo o padrão das demais linhas do sistema. A cor dos novos ônibus ainda será definida, mas será diferente do restante da frota.

A linha Circular Centro original, que circulou de 1981 a 2020, era marcada por veículos brancos e tarifa reduzida, transportando 46 mil passageiros por mês em seu auge.

Expansão e novos serviços na concessão

O retorno do Circular Centro é um dos projetos da nova concessão, que também prevê a implantação de quatro novas linhas diretas para facilitar o deslocamento dos passageiros, eliminando a necessidade de baldeação em percursos longos. As novas linhas diretas previstas são:

  • Terminal Tatuquara – Terminal Carmo;
  • Terminal Pinheirinho – Terminal Centenário;
  • Terminal Santa Felicidade – Terminal Bairro Alto;
  • Terminal Portão – Terminal Capão da Imbuia.

Além disso, a Urbs estuda a implantação de um projeto-piloto de transporte sob demanda, um modelo em que os veículos circulam somente quando solicitados via aplicativo, com trajeto adaptado à demanda. O sistema será integrado à rede convencional e é considerado útil para bairros com menor fluxo de passageiros.

O projeto da nova concessão também inclui a revisão de 26 linhas com baixa demanda para garantir mais eficiência, com integração temporal e eliminação de sobreposições de rotas. O Sistema Integrado de Mobilidade (Sim) de Curitiba, que hoje envolve 309 linhas e uma frota de 1.189 ônibus, transporta 555 mil passageiros pagantes por dia útil.

A previsão é que o edital da nova concessão seja publicado em novembro, com leilão em janeiro de 2026 e início da transição em junho do mesmo ano. O contrato, com prazo de 15 anos, prevê um investimento total de R$ 3,7 bilhões.