O Ministério das Cidades anunciou, na última sexta-feira (24), que as cidades de Porto Velho/RO e Uberlândia/MG foram contempladas com recursos e financiamentos federais para modernizar e qualificar o transporte público e a mobilidade urbana. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União.
Qualificação viária em Uberlândia/MG
O município de Minas Gerais teve seu projeto selecionado no programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, do Governo Federal, e receberá um financiamento de pouco mais de R$ 387 milhões junto à Caixa Econômica Federal. O recurso, oriundo do FGTS, será destinado a obras de qualificação viária em diversas vias da cidade.
Conforme previsto em projeto, a prefeitura irá executar serviços de recapeamento, pavimentação e construção de obras de arte. Serão pavimentados 130 quilômetros de vias e recapeados mais de 1 milhão de metros quadrados (m²) de área.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que o critério de atendimento às vias priorizará os locais com maior fluxo de veículos, e todas as regiões de Uberlândia serão contempladas. A expectativa é que os trabalhos sejam iniciados no primeiro semestre de 2026, após a liberação do recurso.
O programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana tem como objetivo melhorar a qualidade dos deslocamentos da população pelo financiamento de ações voltadas ao transporte público coletivo, ao transporte não motorizado e à elaboração de planos de mobilidade urbana.
Renovação de frota em Porto Velho/RO
A capital de Rondônia foi selecionada no eixo de Renovação de Frota do Novo PAC e receberá 55 ônibus Euro 6, somando R$ 47 milhões em investimento.
A implantação dos novos veículos representa um avanço para um transporte coletivo mais limpo. Embora movidos a diesel, os modelos seguem o padrão Euro 6, que poluem até 85% menos do que os ônibus antigos devido a sistemas que neutralizam grande parte dos gases poluentes.



