O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), conduzido pelo Ministério das Cidades e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), propôs 15 projetos de transporte público de média e alta capacidade para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). O plano prevê um investimento total estimado de R$ 68,444 bilhões para implementar e requalificar 550 km de infraestrutura até 2054.
O foco da proposta está na requalificação dos sistemas de Trens Urbanos, que representa o maior volume de extensão (270 km), e na expansão do Metrô e do VLT.
Distribuição dos Investimentos por Modal
A proposta detalhada para o Rio de Janeiro é dividida em quatro modais principais:
- Trens Urbanos: 1 projeto de requalificação, com 270 km, sendo o de maior extensão e investimento (R$ 27,6 bilhões).
- Metrô: 5 projetos de expansão e implantação, somando 94 km.
- VLT (Veículo Leve sobre Trilhos): 5 projetos de implantação e extensão, somando 108 km.
- BRT (Trânsito Rápido de Ônibus): 4 projetos, somando 78 km.
Detalhamento dos Principais Projetos
O ENMU sugere intervenções estratégicas para o Metrô, VLT e BRT, visando aumentar a capacidade do transporte de massa:
Metrô:
- Implantação do Metrô Linha 4 – Trecho 1 e Trecho 2: Somam 26 km em dois projetos de expansão.
- Implantação do Metrô Linha 3 e Linha 2: Somam 46 km em novas linhas.
- Extensão do Metrô Linha 1: Com 22 km.
VLT:
- Implantação de novas Linhas 3, 4, 5 e 6: Quatro projetos somando 87 km.
- Extensão do VLT Linha 1: Com 21 km.
BRT:
- Implantação do BRT Região Oceânica: Com 26 km.
- Extensão do BRT Transolímpica: Com 17 km.
- Implantação do BRT Lapa: Com 16 km.
- Implantação do BRT Linha Amarela: Com 19 km.
A execução desses projetos tem como objetivo ampliar as redes de transporte coletivo, diminuindo a emissão de gases e reduzindo acidentes, o que resultará em um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro para a população da RMRJ.




