O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), conduzido pelo Ministério das Cidades e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), propôs seis projetos de transporte público para a Região Metropolitana de São Luís (RMSL). O plano sugere um investimento total estimado de R$ 5,404 bilhões para a implementação e expansão de 53 km de infraestrutura até o ano de 2054.
O foco da proposta está na criação de sistemas de alta capacidade e na implantação de novos corredores de ônibus para reforçar a conectividade na ilha e arredores.
Distribuição dos Investimentos por Modal
A proposta detalhada para São Luís está distribuída entre:
- VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou BRT (Trânsito Rápido de Ônibus): 0 a 4 projetos de cada tecnologia, somando entre 0 a 46 km. A escolha tecnológica será definida em etapas futuras do planejamento.
- Corredor de Ônibus: 2 projetos, somando 7 km.
Detalhamento dos Principais Projetos
O ENMU detalha intervenções estratégicas que criariam eixos prioritários de transporte:
VLT ou BRT (Implantação):
- VLT ou BRT Eixo 1: Trecho Terminal São Cristóvão – Praça Maria Aragão, com 13,3 km, estabelecendo uma ligação central.
- VLT ou BRT Eixo 2: Trecho Terminal Djalma Dutra – Praça Maria Aragão, com 12,4 km.
- VLT ou BRT Eixo 3: Trecho Terminal Cohab – Terminal São Cristóvão, com 10,6 km.
Corredor de Ônibus (Implantação):
- Corredor de Ônibus Terminal Praia Grande – Terminal São Cristóvão: Com 4,4 km de extensão.
- Corredor de Ônibus Calhau: Com 2,6 km de extensão.
A execução desses projetos visa ampliar as redes de transporte coletivo, diminuindo a emissão de gases e reduzindo acidentes, o que resultará em um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro para a população de São Luís.




