O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), conduzido pelo Ministério das Cidades e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), propôs sete projetos de transporte público para a Região Metropolitana de Goiânia (RMG). O plano sugere um investimento total estimado de R$ 4,720 bilhões para a implementação e expansão de 104 km de infraestrutura até o ano de 2054.
A proposta de Goiânia é integralmente focada na expansão e requalificação do sistema BRT (Trânsito Rápido de Ônibus), visando reforçar a rede de corredores prioritários da cidade e sua conexão metropolitana.
Detalhamento dos Projetos de BRT
O ENMU detalha as intervenções que criariam novos eixos e aumentariam a capacidade do sistema BRT:
- Implantação do BRT Anhanguera: No Trecho Padre Pelágio até Goianira, com 17,5 km de extensão, estabelecendo uma importante ligação com a região metropolitana.
- Implantação do BRT Eixo Leste-Oeste: Trecho Terminal Novo Mundo – Novo Horizonte, com 17,2 km.
- Implantação do BRT Eixo T-7: Com 16,1 km de extensão.
- Implantação do BRT Eixo T-9: Com 14,5 km de extensão.
- Implantação do BRT Eixo T-6: Com 13,6 km de extensão.
- Implantação do BRT Eixo Leste-Oeste: Trecho Novo Horizonte – Terminal Vera Cruz, com 13,3 km.
- Implantação do BRT Anhanguera: Trecho Novo Mundo – Terminal Araguaia, com 12,2 km de extensão.
A execução desses projetos de BRT visa ampliar as redes de transporte coletivo, diminuindo a emissão de gases e reduzindo acidentes, o que resultará em um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro para a população da RMG.



