Região Metropolitana de Florianópolis/SC: Estudo propõe R$ 3,7 bilhões para seis projetos de BRT

O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), conduzido pelo Ministério das Cidades e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), propôs seis projetos de transporte público de média e alta capacidade para a Região Metropolitana de Florianópolis (RMF). O plano sugere um investimento total estimado de R$ 3,798 bilhões para a implementação e expansão de 77 km de infraestrutura até o ano de 2054.

A proposta de Florianópolis é integralmente focada na expansão do sistema BRT (Trânsito Rápido de Ônibus), visando reforçar a rede de corredores prioritários da cidade e a conexão com os municípios vizinhos, o que é crucial devido à conformação geográfica da região.

Detalhamento dos Projetos de BRT

O ENMU detalha as intervenções que criariam novos eixos e aumentariam a capacidade do sistema BRT:

  • BRT Eixo 1: Trecho Terminal Centro – Terminal Bairro Palhoça, com 18,5 km de extensão, estabelecendo uma ligação prioritária entre a capital e Palhoça.
  • BRT Eixo 2: Trecho Terminal Centro – Terminal Bairro São José, com 16,1 km de extensão, conectando Florianópolis e São José.
  • BRT Eixo 3: Trecho Terminal Centro – Terminal Bairro Biguaçu, com 14,5 km de extensão.
  • BRT Eixo 4: Trecho Terminal Centro – Terminal Bairro Biguacu 2, com 13,3 km de extensão.
  • BRT Eixo 5: Trecho Terminal Centro – Terminal Bairro Palhoça 2, com 9,7 km de extensão.
  • BRT Eixo 6: Trecho Terminal Centro – Terminal Bairro São José 2, com 4,9 km de extensão.

A execução desses projetos de BRT visa ampliar as redes de transporte coletivo, diminuindo a emissão de gases e reduzindo acidentes, o que resultará em um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro para a população da RMF.