O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), conduzido pelo Ministério das Cidades e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), propôs cinco projetos de transporte público para a Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP). O plano sugere um investimento total estimado de R$ 3,461 bilhões para a implementação e expansão de 63 km de infraestrutura até o ano de 2054.
O foco da proposta está na criação de Corredores de Ônibus e na possibilidade de sistemas de média capacidade sobre trilhos, como o BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) ou VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que complementariam a malha de transporte.
Distribuição dos Investimentos por Modal
A proposta detalhada para João Pessoa concentra-se no transporte de superfície de alta prioridade:
- Corredor de Ônibus: 4 projetos, somando 40 km.
- BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) ou VLT (Veículo Leve sobre Trilhos): 0 a 1 projeto de cada tecnologia, somando entre 0 a 23 km.
Detalhamento dos Principais Projetos
O ENMU detalha intervenções estratégicas que criariam novos eixos e reforçariam a capacidade do transporte:
Corredor de Ônibus (Implantação):
- Corredor de Ônibus Cabedelo – João Pessoa – Santa Rita – Bayeux: Com 17,5 km de extensão, estabelecendo uma ligação prioritária entre vários municípios da RMJP.
- Corredor de Ônibus Eixo Principal: Com 10,6 km de extensão.
- Corredor de Ônibus Litorâneo: Com 7,6 km de extensão.
- Corredor de Ônibus Interligação Principal: Com 4,4 km de extensão.
BRT ou VLT (Implantação):
- BRT ou VLT João Pessoa – Cabedelo: Com 23 km de extensão, oferecendo uma alternativa de alta capacidade para esta ligação crítica.
A execução desses projetos visa ampliar as redes de transporte coletivo, diminuindo a emissão de gases e reduzindo acidentes, o que resultará em um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro para a população de João Pessoa e região.



