O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), conduzido pelo Ministério das Cidades e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), propôs quatro projetos de transporte público de média e alta capacidade para a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS). O plano sugere um investimento total estimado de R$ 3,424 bilhões para a implementação e expansão de 43 km de infraestrutura até o ano de 2054.
A proposta busca expandir a rede de transporte, concentrando-se na continuidade do sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e na criação de um eixo de BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) para reforçar a conectividade entre os municípios.
Distribuição dos Investimentos por Modal
A proposta detalhada para a Baixada Santista está distribuída entre:
- VLT (Veículo Leve sobre Trilhos): 3 projetos, somando 25 km.
- BRT (Trânsito Rápido de Ônibus): 1 projeto, totalizando 18 km.
Detalhamento dos Principais Projetos
O ENMU detalha intervenções estratégicas que criariam novos eixos e reforçariam a capacidade do transporte:
VLT (Implantação e Extensão):
- Extensão do VLT Linha 1: Trecho Terminal Samaritá – Terminal Tatico, com 10,6 km de extensão, ampliando o alcance do sistema em São Vicente.
- Extensão do VLT Linha 2: Trecho Santos – Guarujá/Santos (Terminal Valongo) – Guarujá (Vicente de Carvalho), com 7,6 km, estabelecendo uma conexão intermunicipal por travessia.
- Implantação do VLT Linha 3: Trecho Santos – Cubatão, com 7,1 km de extensão.
BRT (Implantação):
- Implantação do BRT Praia Grande: Trecho Estação São Vicente (VLT) – Terminal Caiçara, com 17,5 km de extensão, criando um eixo prioritário de alta capacidade em Praia Grande.
A execução desses projetos visa ampliar as redes de transporte coletivo, diminuindo a emissão de gases e reduzindo acidentes, o que resultará em um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro para a população da Baixada Santista.



