Região Integrada de Desenvolvimento do Teresina/PI: Estudo propõe R$ 3,6 bilhões para três projetos de mobilidade

O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), conduzido pelo Ministério das Cidades e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), propôs três projetos de transporte público de média e alta capacidade para a Região Integrada de Desenvolvimento do Teresina (RIDE). O plano sugere um investimento total estimado de R$ 3,615 bilhões para a implementação e expansão de 31 km de infraestrutura até o ano de 2054.

A principal proposta é a de expansão do sistema de Metrô, com alternativas de sistemas de superfície de alta capacidade, como o BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) ou VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que complementariam a malha de transporte.

Distribuição dos Investimentos por Modal

A proposta detalhada para Teresina concentra-se em sistemas de trilhos e suas alternativas:

  • Metrô: 1 projeto, somando 2 km.
  • BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) ou VLT (Veículo Leve sobre Trilhos): 0 a 2 projetos de cada tecnologia, somando entre 0 a 29 km.

Detalhamento dos Principais Projetos

O ENMU detalha as intervenções que criariam eixos prioritários de transporte:

Metrô (Extensão):

  • Extensão do Metrô Linha 1: Trecho Terminal de Passageiros do Dirceu Arcoverde – Novo Milênio, com 2 km de extensão, ampliando o alcance do sistema metroviário.

BRT ou VLT (Implantação):

  • BRT ou VLT Eixo 1: Trecho Terminal São Joaquim – Terminal Itararé, com 14,5 km de extensão, estabelecendo uma ligação prioritária entre importantes terminais.
  • BRT ou VLT Eixo 2: Trecho Terminal Buenos Aires – Terminal Itararé, com 14,5 km de extensão.

A execução desses projetos visa ampliar as redes de transporte coletivo, diminuindo a emissão de gases e reduzindo acidentes, o que resultará em um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro para a população de Teresina e região.