O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), conduzido pelo Ministério das Cidades e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), propôs cinco projetos de transporte público para a Região Metropolitana de Maceió (RMM). O plano sugere um investimento total estimado de R$ 2,076 bilhões para a implementação e expansão de 42 km de infraestrutura até o ano de 2054.
O foco da proposta está na criação e expansão de sistemas de superfície de alta capacidade, como o BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) e Corredores de Ônibus, com uma alternativa de implantação de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
Distribuição dos Investimentos por Modal
A proposta detalhada para Maceió está distribuída em:
- Corredor de Ônibus: 2 projetos, somando 15 km.
- BRT (Trânsito Rápido de Ônibus): 2 a 3 projetos, somando entre 18 km a 27 km.
- VLT (Veículo Leve sobre Trilhos): 0 a 1 projeto, somando entre 0 a 9 km.
Detalhamento dos Principais Projetos
O ENMU detalha as intervenções que criariam eixos prioritários de transporte e reforçariam a conectividade na RMM:
BRT (Implantação):
- BRT Litoral Norte: Trecho Terminal Benedito Bentes – Terminal Paul Oiticica, com 18,5 km de extensão, estabelecendo uma ligação prioritária na região litorânea.
- BRT Litoral Sul: Trecho Terminal Benedito Bentes – Terminal Rodoviário Maceió, com 9 km de extensão.
VLT (Implantação):
- VLT Linha 1: Trecho Maceió – Rio Largo, com 9 km de extensão, estabelecendo uma ligação de média capacidade com o município vizinho.
Corredor de Ônibus (Implantação):
- Corredor de Ônibus Eixo Principal: Com 10,6 km de extensão.
- Corredor de Ônibus Eixo 2: Com 4,4 km de extensão.
A execução desses projetos visa ampliar as redes de transporte coletivo, diminuindo a emissão de gases e reduzindo acidentes, o que resultará em um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro para a população de Maceió e região.



