A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou que prestará consultoria e apoio técnico ao programa internacional Laneshift Rio, uma iniciativa global voltada para a ampliação da infraestrutura pública de recarga para veículos elétricos na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
O projeto, liderado pela C40 Cities e pelo The Climate Pledge, tem como foco a descarbonização do transporte de carga na capital fluminense. A VWCO é a única integrante da CBA (City-Business Alliance) a participar do Laneshift Rio.
O e-Delivery, primeiro caminhão elétrico 100% desenvolvido e produzido no Brasil, é um dos veículos envolvidos no projeto. A iniciativa internacional visa testar e aprimorar o modelo de hub público de recarga e prevê a instalação de quinze novos eletropostos públicos até 2028.
Piloto em Operação
Desde julho, a aliança opera um projeto demonstrativo de recarga que funciona como um laboratório urbano. A cidade já conta com dois pontos de recarga abertos ao público:
- Eleposto Carioca: Primeiro hub em área pública do Rio de Janeiro, localizado na Barra da Tijuca.
- Outro ponto: Situado na Avenida Brasil.
O projeto piloto já contabiliza mais de 1 mil sessões de recarga e 35 MWh consumidos por diferentes veículos pesados que circulam na cidade. Atualmente, o transporte de carga corresponde a 20% de todas as recargas públicas realizadas no município.



